itanfall não inclui uma campanha single-player, porque eles perceberam que exigiria muitos recursos e apenas uma pequena percentagem de jogadores iria joga-la até o fim.
"Deixamos estas missões single-player que atraem toda a atenção do estúdio, que exigem uma grande equipe para trabalhar por seis meses e os jogadores acabam em oito minutos",disse Vince Zampella, fundador da Respawn Entertainment.
"E quantas pessoas terminam o single player?" Uma pequena porcentagem delas. Todo mundo joga o primeiro nível, mas apenas 5% continuam até o fim.
"Para nós", disse Zampella, "faz sentido colocar nossos esforços lá", no multiplayer que "com todos esses recursos" agora é "melhor".
Assim como Zampella disse, você também não joga o single-player?
Jogos free-to-play estão crescendo muito e, as empresas estão gostando de explorar esse mercado que propõe "dar o jogo gratuitamente" para que possamos gastar nosso dinheiro dentro dele comprando itens, acessórios e o que mais bem entendermos.
Tekken Revolution também oferece essa proposta. É um jogo grátis que está disponível para o PS3 e também quer explorar esse mercado constantemente em crescimento e, digamos, que extremamente rentável para as produtoras.
Muito bem, a Namco Bandai com Tekken Revolution foi um pouco mais fundo nessa história de free-to-play e realmente é possível jogarmos esse novo jogo da série sem gastar um centavo. O jogo, é claro, pode ser baixado gratuitamente com um número limitado de fichas. Essas fichas permitem que possamos organizar jogos, lutas contra o CPU, aperfeiçoamento dos personagens e, também fazer compras na PS Store.
Essas compras, não são necessárias para termos uma experiência completa de jogo. Aqui não temos lutadores a venda, mas o modelo de negócio explorado pela Namco Bandai está na venda de uma categoria específica de fichas - vamos explicar como tudo funciona.
As moedas do jogo (essas fichas) são diferenciadas por cores (azul, vermelho e amarelo), cada uma com suas particularidades. As azuis são conhecidas como Versus Coin, e são utilizadas para desafios multiplayer e se regeneram a cada 30 minutos. Isso gera ao jogador um número limitado de partidas online. Quer jogar mais vezes e mais rápido? Compre mais fichas azuis. Simples!
As fichas vermelhas são as Coin Arcade e são gastas para jogar contra a Inteligência Artificial. Aqui o tempo de regeneração é de uma a cada 1 hora. O modo Versus pode oferecer algumas fichas extras. Por fim, as amarelas são as Coin premium. Aqui uma ficha permite que você inicie uma partida arcade e continue jogando até ser derrotado, seja no single-player ou contra os amigos. As amarelas, no entanto, não se regeneram e só podem ser adquiridas em pacotes específicos.
Porém, Tekken Revolution não tem como única novidade o seu sistema free-to-play. Existe um modo chamado Character Enhancement, que permite que você gaste seus pontos de habilidade ganhos por acumular experiência e possa elevar o nível de seus personagens. Isso permite que o jogador possa alterar inúmeros parâmetros de seu lutador, aumentando ainda mais suas chances de vitória.
Você pode alterar o vigor, a energia e a resistência de seu personagem, melhorando assim sua barra de saúde, a capacidade de criar mais danos ao oponente e a sua própria resistência em tomar porrada. Isso é muito bacana, porque quando jogar contra um oponente que estiver com o mesmo personagem que você escolheu, poderão perceber nitidamente as características de cada um, e as opções de personalizações feitas por cada usuário.
Você pode estar se perguntando se isso não afeta o equilíbrio entre os lutadores na hora da pancadaria. Sobre isso Harada comentou que em Tekken Revolution o equilíbrio não está mais centrado nos personagens, mas sim nos níveis de cada um. Claro, que na prática, o jogo precisa de alguns ajustes ainda. Por diversas vezes nos deparamos com jogadores que possuem lutadores muito mais fortes do que aqueles que temos a disposição.
Outra novidade são os golpes especiais, que são claramente poderosos e que são projetados para os jogadores novatos, que não possuem intimidade na execução de comandos complexos para a realização desses golpes. Sendo assim, está muito mais fácil de executar esses golpes do que em outros jogos da série.
Para finalizar temos também o Gift Point, que presenteia os jogadores mais dedicados e que ficam horas e horas a frente do console. Esses jogadores desbloqueiam novos personagens de forma aleatória, aumentando ainda mais sua lista de lutadores, que originalmente já é bem generosa.
Podemos dizer que a Namco Bandai oferece um novo jogo da série Tekken com uma nova proposta, o modelo free-to-play, que apesar de estar baseado em vendas internas dentro de um jogo que é oferecido gratuitamente, a Namco permite que possamos jogar sem gastar nada e aproveitar a experiência ao máximo. Para o mais pacientes um presente muito bem-vindo e para mais ansiosos, a carteira, com certeza, vai falar mais alto por diversas vezes.
Phil Spencer, vice-presidente corporativo da Microsoft Game Studios, confirmou que o filme dedicado a Halo e mostrado durante a E3 2013 será, na verdade, referente a um novo episódio da série.
O jogo já está em desenvolvimento para Xbox One e estará disponível no próximo ano. Isso também amplia o conceito de trilogia, tornando-se uma "saga", que não serão apenas três títulos individuais.
"Nós inicialmente apresentamos Halo como uma trilogia, mas isso realmente tem se expandido para tornar-se uma saga, então nós não queremos limitar o arco histórico identificado pelo título de uma trilogia apenas."
Muitos dizem que se parece com o PS2, outros continuam dizendo que os consoles da nova geração não ficaram lá essas coisas na parte beleza, mas uma coisa é certa, a concorrencia Sony - Microsoft irá aumentar com a chegada dos seus novos consoles.
Na faixa das 10 horas da noite no fuso - horário brasileiro, rolou em Los Angeles a conferência da Sony, a última desta segunda-feira (10). Apesar do atraso e ausência de The Last Guardian, esta foi sem dúvida a melhor conferência da E3. Vários jogos foram revelados, alguns novos e outros já esperados, mas nada supera as revelações bombástica da Sony: o PlayStation 4 custará $399, sendo $100 dólares mais barato que o Xbox One.
E tem mais: o console permitirá jogos usados, não requer conexão online obrigatória para jogar, será possível passar seus jogos do PS3 para o PS4, e a PlayStation Plus oferecerá ainda mais benefícios aos seus assinantes.
Curtiu o novo visual? Lembra o PlayStation 2, não?
Muitos jogadores ficaram bravos com as decisões da Sony e Microsoft para a nova geração de consoles, no caso o PS4 e Xbox One. Em especial a decisão da Microsoft em continuar cobrando o jogador pela reutilização de um jogo usado. Segundo uma pesquisa realizada pela Deal News, 71% dos norte-americanos entrevistados disseram que não estariam dispostos a pagar mais para os jogos da próxima geração. A indignação continua: 65% não pagaria novamente para ter seus jogos favoritos no novo console.
Nos EUA, o preço dos lançamentos para PS3 e Xbox 360 é sempre o mesmo: US$ 60 dólares. Isso no caso dos games de super produção (os chamados “AAA”) como as franquias Halo, Assassin’s Creed e God of War, por exemplo. Mas segundo analistas, o preço dos games para a próxima geração pode aumentar.
Outra informação detalhada no infográfico da pesquisa (veja aqui, em inglês) é que há mais consumidores dispostos a comprar o Xbox One (42%) do que o PS4 (29%), um dado levantado antes da coletiva da Microsoft acontecer (entre os dias 7 e 10 de maio). O quanto esta porcentagem mudou, não sabemos... Mas queremos saber a opinião do jogador brasileiro. Qual console next-gen você prefere? Estaria disposto a pagar mais pelos jogos?
Agora pouco rolou em Los Angeles a conferência da Microsoft, com foco total aos jogos para a atual e próxima geração. Enquanto que no Xbox Reveal a Microsoft apresentou apenas o Xbox One, seu controle e as novas funções do console e kinect, esta conferência foi 100% dedicada aos jogos. E não há do que reclamar: foram 20 jogos apresentados, entre exclusivos.
Abriram muito bem apresentando um vídeo de 6 minutos de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, revelando que o novo título da franquia oferecerá mundo aberto para explorar. Entre as novidades está a passagem de tempo realista, vários tipos de transporte (tanque, jipe, cavalo) e novas opções de espionagem tática. Dois novos personagens deram as caras: a batedora Quiet e um rapaz chamado Eli. O game contará também com funções exclusivas com o SmartGlass. Nem preciso mencionar que o visual do game está de cair o queixo, né? Produzido com a Fox Engine, novo motor gráfico da equipe de Hideo Kojima, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é sem dúvida uma das grandes promessas para a próxima geração.
A conferência seguiu com a confirmação de que os assinantes da Live agora terão direito à dois games gratuitos por mês, começando com Assassin's Creed II e Halo 3. Uma decisão tomada muito tarde, para tentar repetir o sucesso da PlayStation Plus. Ainda assim, uma novidade bem vinda. Seguiram com outro apelo: uma versão exclusiva do aclamado MMO World of Tanks, da Wargaming. O game foi adaptado para console e permitirá partidas em equipe de até 15 contra 15.
Na sequência apresentaram Max: The Curse of Brotherhood, da produtora dinamarquesa Press Play. Sim, o mesmo protagonista de Max & The Magic Marker retorna em um game exclusivo de plataforma. Porém o trailer exibido não é novo: é o mesmo vídeo de gameplay que fora divulgado em março deste ano. O clima esquentou com um trailer de Dark Souls II, com um visual fantástico. A famosa franquia "quase impossível de terminar" retornará em março de 2014 para Xbox 360, PS3 e PC. Versão para Xbox One e PS4? Por enquanto não.
Phil Spencer, vice-presidente da Microsoft Studios, subiu ao palco para mostrar o até então misterioso Ryse: Son of Rome (exclusivo de Xbox One). O novo game da Crytek coloca o jogador no controle de um guerreiro romano, em combates de corpo-a-corpo e com a possibilidade de trabalhar em equipe com a sua tropa. Exemplo: realizar a famosa formação de escudos para se proteger de flechas. Ryse mescla o combate tradicional com QTEs (para finalizar os oponentes), e a demo exibida mostra algumas das possibilidades de interação, como utilizar uma catapulta para destruir uma torre inimiga.
Forza MotorSport 5 deu o ar da graça na sequência, com direito à uma McLaren P1 no palco. Um rápido trailer foi exibido, demonstrando o novo visual, carros, pistas e a preocupação da Turn 10 Studios em oferecer o jogo de corrida mais realista e completo do mercado. Forza 5 utilizará os servidores em nuvem para adaptar a Inteligência Artifical dos competidores. Tal funcionalidade se chama "driveatar", uma espécie de cópia do seu jeito de jogar para oferecer desafios para outros jogadores, e vice-e-versa.
Reconhecendo o sucesso de Minecraft em sua plataforma atual, a Microsoft resolveu garantir o público também no Xbox One. Exibiram um trailer feito às pressas apenas para divulgar tal informação, mas sem apresentar novidades no game ou mesmo interações com o SmartGlass ou Kinect. Na sequência exibiram um vídeo inédito de Quantum Break, novo game da produtora de Alan Wake (Remedy). Lembram do vídeo do navio batendo na ponte? Então, aqui mostraram um pouco mais do que o game irá proporcionar: o protagonista congela o tempo e interage com uma mulher, a resgatando da morte certeira. Um conceito interessante, mas que ainda não dá para imaginar como funcionará na prática.
De repente um novo game do Swery (Deadly Premonition) pipocou na tela, intitulado D4. Não deu pra entender qual a proposta do game, mas sendo do Swery podemos esperar por algo no mínimo criativo. Então Ted Price veio nos apresentar o game Sunset Overdrive, da Insomniac. Trata-se de um jogo de tiro em mundo aberto, com aspecto cartunesco.
Dave McCarthy, da Microsoft, apareceu para apresentar o ambicioso Project Spark, mais um título exclusivo de Xbox One e Windows 8. Resumidamente, um game que junto do SmartGlass permitirá criar e fazer qualquer coisa, como alterar o terreno, criar inimigos, etc. Algo como um LittleBigPlanet em terceira pessoa e com monstrinhos.
A grande surpresa ficou para a rápida aparição de Killer Instinct, exclusivo de Xbox One. No telão foi exibido uma rápida partida de Jago vs Sabrewolf. O game foi utilizado para mostrar a nova funcionalidade do console para gravar partidas, editar e compartilhar com amigos. Haverá ainda uma opção para compartilhar sua jogatina ao vivo pelo Twitch.tv. A Live também sofrerá mudanças, especialmente na forma de vender seus jogos. Não haverá mais MS Points mas sim transações diretas com a moeda local.
Outra surpresa na conferência foi a exibição do trailer de Crimsom Dragon, obra de Yukio Futatsugi (criador de Panzer Dragoon) que quase não viu a luz do dia. Pena que o trailer foi exibido sem áudio. Crimsom Dragon foi confirmado como mais um dos exclusivos do Xbox One. A apresentação chegou novamente ao clímax com a revelação de Dead Rising 3, também exclusivo para o novo console. O vídeo de gameplay impressiona: visual sombrio, zumbis aos milhares, interação livre com o cenário e objetos, e uma ajudinha com SmartGlass (ataque aéreo, por exemplo).
O fervor continuou com Witcher 3: Wild Hunter, game que encerrará a trilogia de Geralt. O vídeo revela que o jogo será em mundo aberto, algo inédito na franquia. Nada mais foi revelado, mas o visual impressiona bastante. A cereja no bolo veio com Battlefield 4, que teve a sua demo revelada: um porta-aviões afudando em pleno mar aberto, durante um ataque cinematográfico. Tal demo comprova a preocupação da DICE com a campanha solo, inclusive introduzindo o inédito combate marítimo.
A conferência chegava ao fim com um game indie chamado Below, dos co-criadores de Superbrothers: Sword & Sworcery EP, um teaser do novo Halo (apenas uma CG), e revelação do preço do Xbox One (saiba mais). O game escolhido para fechar bonito foi Titanfall, mais um exclusivo e em produção pela Respawn Entertainment. Um FPS futurista com direito a batalhas com robôs gigantes. Parece promissor!
Continue ligado na nossa cobertura para mais informações, direto da E3.
Todos sabem que nosso blog é especializado em games, então não podíamos ficar de fora da maior conferência de games do mundo, a E3 e iremos disponibilizar links para vocês assistirem online essa grande "reunião" de gamers, começando pela MICROSOFT que terá como principal objetivo apresentar seu novo console da próxima geração, o XBOX ONE.
No site abaixo você assistirá a E3: Microsoft pelo site do baixaki.