O que o mundo ficou sabendo sobre o novo console da Sony.
Sim, ele existe. O nome é PS4 mesmo! Console Simples, imediato, integrado, personalizável e social. Descrição que envolve muita tecnologia embarcada, parcerias gigantescas e muitas possibilidades com a tecnologia cloud. Foram apresentados alguns títulos, mas vamos focar o assunto na plataforma.
Numa apresentação muito bem organizada, a Sony revelou informações e poder gráfico do Playstation 4, que contará com 8GB de RAM. Mais que um console de videogame, interação com outros usuários e o foco em redes sociais estarão 100% presente. Contará com uma tecnologia gráfica muito bem aprimorada e simplificada para que os desenvolvedores desfrutem o máximo do desempenho do console na hora de produzir seus games.
Download zero foi comentado no evento. Reduzir ao máximo o tempo de espera para jogar o game. Ao clicar em download já será possível jogar o game enquanto ele é baixado. Uma novidade bem diferente da tecnologia nuvem. Aqui o game é realmente baixado no PS4, mas já será possível jogar enquanto o download continua. Já podemos imaginar que o jogo será baixado em ordem progressiva seguindo o enredo do game.
O console será totalmente integrado com outros aplicativos. Smartphones, Tablets etc. Aplicativos com informações sobre o game dentro da rede PS4 poderão ser atualizados para depois, jogar o game no PS4. Com a possibilidade Cloud, muito provavelmente, os títulos que usarão essa tecnologia poderão ser jogados em qualquer desses aparelhos.
Dualshock 4 também foi apresentado. Inclui entrada para comunicação, recurso touch e exclusivo botão Share para compartilhamento instantâneo.
David Peny, Co-fundador do Gaikai, já adquirida pela Sony, comentou sobre o sistema Cloud, ou nuvem, da nova plataforma. Como não poderia ser diferente, na loja nuvem, o jogador aperta apenas 1 botão para jogar o game gratuitamente e na hora. Possivelmente optando pela compra após alguns minutos. O que já acontece com o Onlive por exemplo. Baixa latência está na lista de prioridade da empresa para melhorar a qualidade de jogos em nuvem.
Personalização parece ser inovadora. O usuário vai utilizando o aparelho, jogando e baixando jogos, vendo vídeos ou outras possibilidades. Com essas informações, o PS4 aprende mais sobre você através de um sistema inteligente. Se o aparelho encontrar um game que você possa gostar ele antecipará a aquisição e baixará automaticamente. Quando o jogador pensar em testar este game, ele já estará lá. Acredito que será necessário confirmar a compra antes de jogar. Ou será que o console terá esse poder também? hehe!
Redes sociais parceiras pesam nas possibilidades da plataforma. Facebook e Ustream já fazem parte da lista. Será possível assistir uma jogatina de outros usuários. Para compartilhar o vídeo, basta apertar o botão Share no controle e o vídeo já estará sendo compartilhado na rede. Será possível também, pedir ajuda para um amigo que estiver assistindo e o mesmo assumira o comando da jogatina.
O PS Vita já é um "parceiraço" que andará junto com o PS4. Ele será utilizado como Remote play. O jogador poderá rodar um game do PS4 na tela do PS Vita como o que acontece com o Wii U. Claro que para isso o PS4 deverá estar ligado.
Graficamente o console se mostrou muito poderoso, com gráficos rodando, aparentemente em constantes 60 FPS. A Capcom apresentou um vídeo do game Deep Down rodando em tempo real, ou seja, com gráficos reais do game para PS4. Desenvolvido no motor gráfico chamado de Panta Rhei, o game foi o que apresentou o um dos melhores visuais do evento.
Emoções é a nova sacada da nova geração. David Cage comentou sobre envolver emocionalmente o jogador. Perceber expressões faciais dos personagens com uma qualidade nunca vista. Trabalhar com histórias e enredos que serão tão reais, a ponto de deixar o jogador realmente envolvido emocionalmente.
O que esperar do novo console?
Tudo muito legal, tudo muito bonito, mas o console mesmo não foi mostrado. Apenas o Dualshock 4. Poderio bélico do PS4 (lê-se, poder gráfico, rs!) ainda estamos longe de descobrir, visto que foram apresentados somente vídeos prontos. A prova de fogo e a apresentação do aparelho será na E3 deste ano mesmo. A Sony está apostando todas as suas fichas na construção de uma comunidade gamer mundial. Compartilhar vídeos instantaneamente, pedir ajuda para amigos são novidades. Assistir jogatinas de outros usuários em tempo real já é passado se compararmos com o Onlive.
Sistema inteligente é tecnologia pura. Ensinar o PS4 a trabalhar para você enquanto você navega ou joga é uma novidade bem legal. Ter o game baixado antecipadamente pelo console e reduzir o download a zero podendo jogar no começo do download sem espera, são propostas interessantes.
Uma coisa não ficou esclarecida. Pelo que vimos, o PS4 terá 2 tipos de lojas, ou 2 segmentos de produtos. Games via download, onde temos a proposta de começar a baixar o game e já poder jogar e Game na base GaiKai, aí sim o sistema Cloud que não necessitará de download.
Muitas informações e anuncio de games, mas o foco mesmo foi para os recursos da nova plataforma. Tudo indica que o futuro da nova geração de consoles será marcado por uma guerra tecnológica e o usuário que, infelizmente, não estiver conectado na internet, estará fora da brincadeira literalmente, Acredito que o PS4 nem irá ligar sem estar conectado na web. rs!! No final do evento, uma informação apareceu dizendo que o console será lançado nas férias de 2013. Então, vamos esperar por mais novidades.
Estudante, dono e único administrador do site,é apaixonado pelos jogos de esporte, guerra e terceira pessoa.
0 comentários:
Postar um comentário